quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Clube do Bolinha LEMBRAM?

FAMOSIDADES

Era Uma Vez revirou o baú de antiguidades da televisão para relembrar o programa que ocupou a grade da Band durante três décadas: o “Clube do Bolinha”. Comandada pelo apresentador Edson Cury, mais conhecido como Bolinha, a atração era exibida nas tardes de sábado e chegava a ficar até quatro horas no ar.
Sua estreia foi em 1974 e o programa manteve sua essência durante todo o tempo em que permaneceu no ar. A produção era uma vitrine para cantores lançarem seus novos projetos e o apresentador fazia questão de abrir espaço para artistas em começo de carreira.
A dupla Leandro e Leonardo e a turma do Titãs são alguns dos nomes consagrados que despontaram nacionalmente por meio do “Clube”.
A atração foi a primeira a dar espaço na TV para show de travestis, drag queens e transformistas. O quadro “Eles e Elas” era um dos mais populares.
Reprodução

Bolinha estreou na TV por acaso. Em janeiro de 1967, ele foi convocado para substituir Chacrinha, na TV Tupi. Abelardo Barbosa acabou deixando o canal após se desentender com a direção da emissora. O então novato caiu no gosto do público e aumentou a audiência do canal.
O sucesso de Bolinha foi tanto que fez com que a Band apostasse no apresentador. Lá, ele reencontrou Chacrinha, que comandou uma atração no canal durante quatro anos, no final da década de 1970.
Assim como Barbosa, Bolinha também tinha suas assistentes de palco. Assim como as "Chacretes", as “Boletes” tinham nomes exóticos como Índia Amazonense, Rose Cleópatra, Regina Polivalente, Leda Zeppelin, Gracinha Copacabana, entre outros.
A mais famosa de todas era a morena Zulu. A dançarina chamou a atenção do público porque nunca sorria no palco. Sempre de cara amarrada, Zulu ganhou a fama de brava e tinha que aguentar as brincadeiras do apresentador.
Reprdução
Em 1994, a direção da Band resolveu acabar com o programa, depois de 30 anos no ar. A baixa audiência e o fato da emissora querer exibir conteúdo esportivo no horário da atração foram fundamentais para não haver a renovação do contrato de Bolinha.
O apresentador morreu quatro anos depois, vítima de um câncer no aparelho digestivo, aos 62 anos. A família dele informou, na época, que Edson Cury planejava retornar à TV e estava negociando com algumas emissoras.
Sobre o tempo que passou na Band, ele afirmava que nunca havia cogitado a hipótese de mudar de emissora porque tinha total liberdade para fazer o que quisesse no palco. "Se mudasse de canal, teria de correr atrás de audiência e isso cansa qualquer beleza", afirmou em entrevista ao Diário Popular, em 1991.
Reprodução

Fonte:Hotmail


Nenhum comentário:

Postar um comentário